Imprensa
Festival Home Theatre ocupa o Rio de Janeiro de 15 a 25/05 de 2014.
Quarenta casas por toda a cidade recebem o Festival Internacional de Cenas em Casa, com artistas de teatro do Brasil, Inglaterra, Palestina e Índia.
Depois de receber o Prêmio Shell de teatro por sua inovação e de também ter sido recriado em 30 casas de Londres, a segunda edição carioca do Home Theatre – Festival Internacional de Cenas em Casa leva o teatro para dentro de 40 casas de moradores de diversos bairros do Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 25 de maio. Durante 10 dias, a capital fluminense vai respirar, ver, ouvir, viver e debater teatro com uma programação gratuita, que traz um novo formato para as artes cênicas, incluindo a urbe e o cidadão comum como cenário e atores do evento.
“Estamos repensando a cidade ao convocarmos as pessoas a abrirem suas portas, espectadores a se deslocarem pelos bairros, e ao discutir e concretizar o ato teatral fora de seu espaço convencional”, destaca o diretor teatral e cineasta Marcus Vinicius Faustini, idealizador do festival Home Theatre.
Da Pavuna ao Leblon, casas espalhadas por bairros, comunidades e favelas se revezam com a sede do Festival, a Arena Jovelina Pérola Negra, para receber mostras e cenas diversas: Cenas em casa, Memórias de uma casa, Meu prédio tem história e Teatro na porta. As cenas da mostra Cenas em casa ainda participam daMostra Competitiva e concorrem a prêmios que totalizam R$ 6 mil.
Em cada “casa-espetáculo” da mostra Cenas em casa, público e convidados terão a oportunidade de assistir cenas sobre as mais diversas temáticas, vindas de diferentes partes do país e escolhidas cuidadosamente pela curadoria do festival a partir de inscrições abertas a autores de todo o Brasil. As apresentações terão duração de 20 minutos cada e serão seguidas de 20 minutos de conversa com a plateia sobre temas referentes à obra.
O inglês Kerry Michael, diretor artístico do Theatre Royal Stratford East, é convidado para dirigir a mostra Meu prédio tem história, que vai se basear nas histórias de dez moradores de um edifício na Pavuna. Outra atração do Festival será o Teatro na porta. Nela, um morador poderá ligar e solicitar uma cena – uma espécie de “disque teatro” – e um carro cenografado, que estará circulando pela cidade, levará a encenação até ela.
A Faculdade Teatral Uni-Rio receberá o Seminário internacional Teatro e Cidade, com convidados internacionais com convidados internacionais como os diretores Anirudh Nair (India), Amir Zunir (Palestina) e Kerry Michael (Inglaterra), que farão também uma oficina para atores na Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.
A segunda edição do festival vem para consolidar esta novidade que trouxe frescor na forma de ver teatro.
Mais informações:
RPM Comunicação
Érica Avelar – erica@rpmcom.com.br – (21) 3478-7437 // 8272-2337
Marina Avellar – marina@rpmcom.com.br – (21) 3478-7414// 98272-2335