Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam:

O FESTIVAL

O FESTIVAL

Terceira edição do Festival Home Theatre acontece de 20 a 31 de maio no Rio de Janeiro!

Casas em comunidades e em prédios icônicos da cidade receberão as apresentações – Balança mas não cai é destaque

Entre os dias 20 e 31 de maio casas do Rio de Janeiro receberão as apresentações da terceira edição do Festival Home Theatre. Ao todo são 36 cenas de 20 minutos cada, dividas em quatro mostras em 50 casas da cidade. Locais como Zona Sul, Zona Norte, Centro, Zona Oeste receberão as atrações e o público poderá conferir todas as cenas que concorrem aos prêmios na Mostra Competitiva, que acontece no dia 24 de maio, na Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna. O público interessado em assistir às apresentações pode se inscrever no site www.festivalhometheatre.com.br.

Idealizado pelo escritor e diretor teatral, Marcus Vinícius Faustini, o Festival Home Theatre conquistou o Prêmio Shell – Categoria Inovação, em 2013 e, nas duas primeiras edições, levou mais de 70 cenas a cerca de 80 residências espalhadas pela cidade. Além de ter sido realizado também em Londres, em 2014. A próxima edição lá será realizada em Outubro deste ano.

A abertura do festival, no dia 20, fica por conta da MOSTRA PLATAFORMA, que será composta por duas cenas inéditas em duas residências. “Modesta proposta gourmet” é dirigida por Zé Alex e interpretada por Marcelo Guerra; Valquíria Ribeiro e Celina Sodré serão dirigidas por Marcus Faustini em “Três vezes ele”. No mesmo dia haverá a apresentação da CENA INTERNACIONAL CONVIDADA, “London Calling”, com Marcus Ellard, dirigida por Kerry Michael, de Londres. Também será apresentada uma das cenas que farão parte da Mostra Competitiva: IN’Vivo – daqui até ali é tudo falso?, de Carlos dos Santos Passos e Flux Cia de Dança (Ipatinga – Minas Gerais).

Durante três dias (de 21 a 23), 24 residências localizadas em comunidades recebem as 13 cenas da MOSTRA CENAS EM CASA. São casas localizadas na Rocinha, Cidade de Deus, Batan, Santa Cruz, Pavuna, Providência, Gamboa, Cantagalo e Vidigal. As cenas participantes foram escolhidas pela curadoria do Festival a partir de inscrições abertas a todo o Brasil. As apresentações, terão duração de 20 minutos cada e serão seguidas de 20 minutos de comidinhas e conversas sobre temas referentes à obra.

Todas as cenas da Mostra Cenas em Casa serão apresentadas no dia 24/5 na MOSTRA COMPETITIVA. Elas estarão concorrendo a R$ 10 mil em prêmios nas categorias Melhor Cena e Melhor Interpretação. As apresentações acontecem a partir das 14h30, na Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, com entrada gratuita. Na ocasião, será apresentada ainda a cena “Modesta proposta gourmet”, da Mostra Plataforma.

Entre 28 e 31 de maio acontecerá a MOSTRA PROCESSO – 4 PRÉDIOS. O diretor inglês Kerry Michael, do Theatre Royal East de Londres, está trabalhando com quatro diretores e 20 atores brasileiros que vão contar histórias de moradores de quatro prédios icônicos do Rio: O “Balança mas não cai”, no Centro; Edifício Mercúrio, na Pavuna; Edifício Anchieta em Anchieta; e o Edifício Mascarenhas, em Copacabana. “O que é empolgante nessa edição do Home Theatre é que esse não é apenas um trabalho com um grupo de atores, mas também estamos treinando diretores”, diz Kerry. Anderson Barnabé, Douglas Resende, Carolina Caju e Kel Cogliatti são os diretores teatrais que acompanham os atores dentro da metodologia passada por Kerry.
Parte da programação do Festival, a instalação “Memória projetada” estará na portaria do edifício “Balança mas não cai” e em outros locais da cidade. O vídeo contará com uma cena de 20 minutos, escrita por Walter Daguerre, que já foi morador do prédio, e falará sobre suas memórias no local.

Seminário e workshop também fazem parte da programação do Festival

Além de realizar, o Festival também busca incentivar inovações no universo do teatro. No dia 26 será realizado o seminário “Teatro fora da caixa”, no Instituto do Ator a partir das 16h. Serão três mesas ao todo: uma com Kerry Michael, Georgiana Góes e Marcus Faustini, uma com os quatro diretores da Mostra Processo, e uma com Celina Sodré. São 50 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail contatohometheatre@gmail.com.

Já no dia 27, às 15h, acontece o workshop “Vídeo em teatro”, com Camila Marquez. São 20 vagas para fotógrafos, videastas e interessados em filmar processos de criação cênica. As inscrições também devem ser feitas pelo e-mail contatohometheatre@gmail.com.

Toda a programação é gratuita.

Contato
Facebook: facebook.com/festivalhometheatre
E-mail: contatohometheatre@gmail.com

Assessoria de imprensa
RPM Comunicação
Érica Avelar – erica@rpmcom.com.br – (21) 3478-7437 // 8272-2337



Home Theatre

Festival Internacional de Cenas em Casas. Abril e Maio de 2016.

HT2014: Confira como foi a segunda edição do festival

Entre os dias 15 e 25 de maio, diversos moradores da cidade do Rio de Janeiro receberam o teatro em suas casas para a...

HT2013: A linguagem e a vida são uma coisa só #2

Na última quarta-feira, 27 de março, dentro da programação do primeiro Home Theatre – Festival Internacional de Cenas em Casa, histórias de 18 jovens...

HT2015: Cenas em Casa – Atores e moradores de toda a cidade vivem o HT

Por quatro dias várias casas da cidade do Rio de Janeiro receberam peças curtas de teatro, na terceira edição do Home Theatre – Festival...