Festival Home Theatre 2016
Entre os dias 28/04 e 8/05 a cidade do Rio de Janeiro receberá a 4ª edição do Festival Home Theatre, que já levou apresentações para mais de 130 residências. Vinte e uma casas e prédios na Zona Sul, Zona Norte, Centro e Zona Oeste abrirão as portas para cenas, com cerca de 20 minutos, que se dividem em três mostras gratuitas.
Na abertura do festival, dia 28 de abril (quinta-feira), às 18h, na Lapa, acontecerá o seminário “TEATRO COMO INTERCÂMBIO DE CULTURAS”, com os convidados Kerry Michael (Inglaterra) e Aubrey Sekhabi (África do Sul). O debate mediado por Marcus Faustini e Paul Heritage, do People Project´s Palace, pretende compartilhar com o público as experiências do Home Theatre nos três continentes, assim como a troca cultural proveniente das edições internacionais.
Nos dias 29 e 30 de abril e 01 de maio, acontecem as apresentações da Mostra CASA-CENA-VIDA. O diretor inglês Kerry Michael, do Theatre Royal East de Londres, e o diretor sul africano Aubrey Sekhabi, do The South African State Theatre de Pretória, formarão uma equipe com 3 diretores e 12 atores brasileiros para construir 12 cenas baseadas nas histórias de moradores das comunidades do Batan, Rocinha e Santa Cruz. “O que é empolgante nessa edição do Home Theatre é que esse não é apenas um trabalho com um grupo de atores, mas também estamos treinando diretores”, diz Kerry.
De 5 a 8 de maio é a vez da MOSTRA PLATAFORMA. Nela, uma cena inédita interpretada pelos atores Marcio Vito e Valquiria Ribeiro, dirigida por Marcus Faustini, será encenada numa residência no Morro da Conceição.
A Mostra CENAS EM CASA contará com 2 cenas selecionadas pela curadoria do Festival e será apresentada em oito residências do Rio, também de 5 a 8 de maio. As cenas são “Pequenos e grandes gestos de despedida” de Georgiana Góes e “Estranho Fruto” de Marcos França. As apresentações serão seguidas de um bate-papo com o público sobre temas referentes à obra. As apresentações acontecerão em 4 casas na Pavuna, em Santa Teresa, em Botafogo, Jardim Botânico e Centro.
Idealizado pelo escritor e diretor teatral, Marcus Vinícius Faustini, o Festival Home Theatre conquistou o Prêmio Shell – Categoria Inovação, em 2013 e, nas três primeiras edições, levou mais de 70 cenas a centenas de residências espalhadas pela cidade. O Festival também foi realizado na Inglaterra em 2014 e 2015 e em Pretória (África do Sul), também em 2015. O patrocínio é da Prefeitura do Rio. Para Faustini essa edição preza pelo cuidado com as relações dos envolvidos. “Estamos priorizando o respeito na escolha das casas e as histórias dos moradores que se tornarão personagens”, explica.
Toda a programação é gratuita.