6th March
Entre os dias 15 e 25 de maio, diversos moradores da cidade do Rio de Janeiro receberam o teatro em suas casas para a segunda edição carioca do Festival Home Theatre. O Festival realizou diversas ações com a proposta de promover a circulação pela cidade através do teatro e mudar sua forma de percepção.
A Mostra Cenas em Casa levou 20 cenas de todo Brasil para as favelas Batan, Borel, Cidade de Deus e Rocinha. A Pavuna também recebeu cenas dessa mostra e mais três ações: a Mostra Meu prédio tem história, processo dirigido pelo inglês Kerry Michael sobre as histórias de vida dos moradores do edifício Mercúrio; as oficinas para jovens atores (realizadas pelos diretores Amiz Nizar Zuab e Anirudh Nair). E fechando o Festival, a Mostra Competitiva reuniu todas as cenas na Arena Jovelina Pérola Negra para … Read More »
6th March
Na última quarta-feira, 27 de março, dentro da programação do primeiro Home Theatre – Festival Internacional de Cenas em Casa, histórias de 18 jovens das comunidades Borel, Cantagalo e Cidade de Deus, viraram cenas da mostra “A linguagem e a vida são uma coisa só #2″. As 18 cenas são dirigidas por Kerry Michael, diretor do Theatre Royal Stratford East, e pela diretora Susanna Kruger e criadas em conjunto com 18 atores selecionados para o Festival.
Inspirada no livro “Cartas a um jovem poeta”, que reúne a correspondência do escritor alemão Rainer Maria Rilke ao aprendiz Franz Kappus, os atores foram encorajados a presentear cada jovem com uma cena.
O processo de criação começou na semana passada quando, ao longo de três dias, os atores conheceram os jovens. Depois disso, os atores se reuniram em grupos e listavam nove palavras, características das … Read More »
12th June
Por quatro dias várias casas da cidade do Rio de Janeiro receberam peças curtas de teatro, na terceira edição do Home Theatre – Festival Internacional de Cenas em Casas. A programação completa foi composta de 11 dias de atividades intensas. A primeira semana foi preenchida pela mostra Cenas em Casa, uma cena internacional convidada, além das mostras Competitiva e Plataforma.
Atores do Rio de Janeiro e de mais seis cidades do Brasil – Ipatinga, Olinda, Salvador, São Paulo, Recife e Belo Horizonte – foram selecionados pela curadoria do Festival, compondo o corpo de doze cenas que visitaram, ao todo, 30 casas do Rio. Entre bairros e favelas, ao todo treze locais diferentes receberam as cenas. Humaitá, Rocinha, Copacabana e Leme na Zona Sul, Cidade de Deus, Santa Cruz e Batan na Zona Oeste, Rio Comprido, Cantagalo, Borel, Pavuna na Zona Norte … Read More »