A mostra processo por Kerry Michael
O inglês Kerry Michael, diretor teatral do Theatre Royal Stratford East, em Londres, está trabalhando com 4 diretores e 20 atores para a “Mostra Processo – 4 Prédios”, uma das duas mostras do Festival Home Theatre 2015. Os atores são divididos em quatro grupos e já estão desenvolvendo, cada um, uma cena baseada nas histórias de vida de moradores de 4 prédios do Rio, Anchieta (Zona Norte), Balança (Centro), Edifício Mercúrio (Pavuna) e Edifício Mascarenhas (Copacabana).
“O que é empolgante nessa edição do Home Theatre é que esse não é apenas um trabalho com um grupo de atores, mas também estamos treinando diretores. Isso pode ser um legado para o Home Theatre, algo que não fique só entre mim e Faustini, mas que seja levado ao redor do mundo!” Diz Kerry sobre a possibilidade da metodologia de criação do Home ser transmitida e essa proposta de processo e espetáculo ser multiplicada. Anderson barnabé, Douglas Resende, Carolina Caju e Kel Cogliatti são os diretores teatrais que acompanham os atores dentro da metodologia do Home Theatre, passada por Kerry.
O diretor comenta também sobre a experiência enriquecedora de um intercâmbio de maneiras de fazer teatro entre Londres e Brasil, repara que “em Londres nós temos algumas formas de cocriação, mas é interessante pegar isso e desenvolver no Brasil, porque no Brasil nós temos toda uma diferença de técnicas, linguagens e metodologia em torno da cocriação”.
A ideia de que os atores irão preparar um “presente” para um morador faz parte dessa construção. A relação dos artistas com os donos da casa, a maneira como entrevistá-los e a proposta de se preparar um show de 20 minutos para ser apresentado dentro de uma sala de estar são os pontos que guiam a elaboração das cenas. Kerry fala também sobre o fato de que a memória daquele apartamento irá se transformar para sempre, por as pessoas que vivem ali passarão por uma experiência que nunca tiveram e se lembrarão disso, “se você dá para o morador um bom presente, isso ficará com ele para sempre”, observa.
A edição acontecerá entre os dias 20 e 31 de maio, a cidade do Rio de Janeiro. Além da “Mostra Processo”, o Home Theatre 2015 traz também a “Mostra Competitiva – 30 Casas”, em que cenas selecionadas pela curadoria do Festival irão se apresentar em casas espalhadas pela cidade e concorrer a premiações. Acompanhe as novidades em facebook.com/festivalhometheatre e festivalhometheatre.com.br, fique de olho no lançamento das datas da programação, e viva o Home Theatre 2015!